Skip to main content

A Quinta da Rede, situada na freguesia de Santa Cristina, tem os seus registos históricos mais antigos em 1484, fazendo assim parte da Região dos vinhos do Douro mesmo antes da demarcação de 1756, levada a cabo por Marquês de Pombal e sob o alvará do rei D.José I.

O nome incomum da quinta deve-se ao facto de, por se situar na zona onde o rio mais se estreita, se estenderem, em tempos idos, as redes de pesca de uma margem à outra do Douro, isto claro, muito antes da construção das barragens que alteraram o seu leito natural.

Em 1996 a Quinta da Rede foi adquirida por José da Fonseca Alves, o seu atual proprietário, que levou a cabo a reestruturação de toda a vinha. Foram feitos trabalhos de reabilitação de todo o património vitícola e grande parte da vinha foi replantada, aproveitando-se apenas algumas cepas pela sua antiguidade.

Em 2008 foram lançados no mercado os primeiros vinhos com o rótulo “Quinta da Rede”, o proprietário sublinha que o seu desejo foi de transmitir o legado histórico da própria quinta nos seus produtos, visto que já lá se produz vinhos muito antes da criação da Região Demarcada do Douro, e que, por outro lado ele próprio nasceu e cresceu perto dela.

Escreva o seu Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.